Glúten é inflamatório?
Se você não tem doença celíaca ou sensibilidade não-celíaca ao glúten, o consumo do glúten não vai ser inflamatório e não causará nenhum malefício.
Quem não está dentro dessas duas condições e retira o glutén da dieta não tem melhora em parâmetros de inflamação.
Vale destacar que não existe critérios definidos para diagnosticar a sensibilidade ao glúten.
Ter distensão abdominal ou flatulência com o consumo de glúten pode ser devido a boa parte dos alimentos que o contém terem também FODMAPs (carboidratos fermentáveis).
Dessa forma, pode gerar esses sintomas, e não ser necessariamente por uma sensibilidade não-celíaca.
Glúten causa gases?
Não.
Como falei, alguns alimentos que contém glúten têm também FODMAPs. Então a flatulência seria devido aos FODMAPs.
Vemos isso na prática quando pessoas que têm gases devido ao FODMAPs retiram alimentos que contém glúten, esse sintoma persiste já que não foram retidados todos os FODMAPs da dieta, apenas os alimentos que contém glúten.
Ou seja, houve apenas uma retirada parcial dos FODMAPs, já que nem todo alimento que tem FODMAPs contém glúten e vice-versa.
Glúten engorda?
Não.
Glúten é apenas uma proteína presente em alguns alimentos. Quando se retira esse alimentos da dieta, as pessoas podem emagrecer.
Isso porque os alimentos que contém glúten são fontes de carboidratos. Sendo assim, a dieta fica mais restrita, há o déficit calórico e dessa forma a pessoa emagrece.
Porém, retirar o glúten da dieta de forma errada pode diminuir a oferta de fibras, o que pode afetar negativamente a saúde intestinal.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!