Seja bem-vindo(a) ao meu Blog

LOGO TXT

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Toda restrição alimentar leva a compulsão alimentar?

É comum até profissionais da saúde pensarem que restrições alimentares levam a compulsão alimentar. Mas, será que é assim mesmo?

Se lhe interessa saber sobre o assunto, leia esse post até o final, pois aqui falarei tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Vamos lá?

O que é compulsão alimentar?

compulsão alimentar

A compulsão alimentar é uma situação onde o indivíduo ingere, de maneira descontrolada, uma grande quantidade de alimentos.

Neste caso, a pessoa não está com fome e praticamente não mastiga a comida e só para quando alcança a sensação de estar cheia.

O que significa restrição alimentar?

Restrição alimentar são vistas como “alimentação especial” não porque existe algo único na comida, não, mas sim porque a alimentação comum recebe algumas modificações para conseguir atender melhor a necessidade de quem vai consumir.

Portanto, podemos considerar que:

  • Quem tem alergia a algum alimento está passando por uma restrição alimentar;
  • Pessoas que tem intolerância a alguma alimento está em restrição;
  • Quem faz uma dieta planejada para hipertrofia (superávit energético) com 1 refeição “livre” na semana está em restrição;
  • Pessoas com anorexia está em restrição;

Ou seja, a palavra “restrição” é muito ampla e, mesmo que seja usada, não significa que a pessoa irá sofrer alguma compulsão alimentar.

Toda restrição alimentar leva a compulsão alimentar?

Não, diante das definições anteriores, a restrição alimentar não pode ser responsável pela compulsão alimentar.

Porém, uma restrição excessiva, seja em quantidade, quanto de variedade de alimentos, principalmente quando feita por conta própria, pode levar, sim, a algum quadro de compulsão.

Portanto, a famosa frase ainda faz sentido: “Nem toda dieta resulta em transtorno alimentar, mas quase todo transtorno alimentar começa com uma dieta”.

O que é importante se atentar é que, a compulsão alimentar ultrapassa a linha da nutrição e se torna um transtorno psiquiátrico. Ou seja, não dá para você ficar se autodiagnosticando desta forma ou dizendo que fulano é assim.

Existem critérios para o diagnóstico e uma periodicidade de episódios que não cabe a um profissional isoladamente fazer, e sim feito de forma multidisciplinar com a medicina, psicologia e nutrição.

Assim, é importante ficar claro que uma dieta bem planejada por um nutricionista, independente do objetivo, não leva a compulsão alimentar.

Na verdade, o resultado é ao contrário, pois, existem estratégias que podemos aplicar para que você:

  • Aprenda a comer;
  • Tenha uma maior liberdade no contexto alimentar;
  • Coma o que gosta e ainda assim atinja seus objetivos.

Portanto, procure a ajuda de um especialista de nutrição para que possa obter os melhores resultados, sem causar problemas à saúde.

compulsão alimentar
LOGO TXT BRANCO

Redes Sociais:

Agende o seu horário:

Onde nos encontrar?

© 2024 Matheus Medeiros. Todos os direitos reservados.

Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
Olá! Posso ajudar?