É comum até profissionais da saúde pensarem que restrições alimentares levam a compulsão alimentar. Mas, será que é assim mesmo?
Se lhe interessa saber sobre o assunto, leia esse post até o final, pois aqui falarei tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Vamos lá?
Tabela de conteúdos
ToggleO que é compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é uma situação onde o indivíduo ingere, de maneira descontrolada, uma grande quantidade de alimentos.
Neste caso, a pessoa não está com fome e praticamente não mastiga a comida e só para quando alcança a sensação de estar cheia.
O que significa restrição alimentar?
Restrição alimentar são vistas como “alimentação especial” não porque existe algo único na comida, não, mas sim porque a alimentação comum recebe algumas modificações para conseguir atender melhor a necessidade de quem vai consumir.
Portanto, podemos considerar que:
- Quem tem alergia a algum alimento está passando por uma restrição alimentar;
- Pessoas que tem intolerância a alguma alimento está em restrição;
- Quem faz uma dieta planejada para hipertrofia (superávit energético) com 1 refeição “livre” na semana está em restrição;
- Pessoas com anorexia está em restrição;
Ou seja, a palavra “restrição” é muito ampla e, mesmo que seja usada, não significa que a pessoa irá sofrer alguma compulsão alimentar.
Toda restrição alimentar leva a compulsão alimentar?
Não, diante das definições anteriores, a restrição alimentar não pode ser responsável pela compulsão alimentar.
Porém, uma restrição excessiva, seja em quantidade, quanto de variedade de alimentos, principalmente quando feita por conta própria, pode levar, sim, a algum quadro de compulsão.
Portanto, a famosa frase ainda faz sentido: “Nem toda dieta resulta em transtorno alimentar, mas quase todo transtorno alimentar começa com uma dieta”.
O que é importante se atentar é que, a compulsão alimentar ultrapassa a linha da nutrição e se torna um transtorno psiquiátrico. Ou seja, não dá para você ficar se autodiagnosticando desta forma ou dizendo que fulano é assim.
Existem critérios para o diagnóstico e uma periodicidade de episódios que não cabe a um profissional isoladamente fazer, e sim feito de forma multidisciplinar com a medicina, psicologia e nutrição.
Assim, é importante ficar claro que uma dieta bem planejada por um nutricionista, independente do objetivo, não leva a compulsão alimentar.
Na verdade, o resultado é ao contrário, pois, existem estratégias que podemos aplicar para que você:
- Aprenda a comer;
- Tenha uma maior liberdade no contexto alimentar;
- Coma o que gosta e ainda assim atinja seus objetivos.
Portanto, procure a ajuda de um especialista de nutrição para que possa obter os melhores resultados, sem causar problemas à saúde.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!