Se você já fez ou já viu algum amigo fazendo dieta, é bem provável que tenha ouvido falar do tal dia do lixo, né?
Mas, o que isso é, de fato? Por que fazer a dieta do lixo não faz sentido? Se você deseja ter a resposta para essas perguntas, fique comigo até o final, pois lhe contarei todos os detalhes.
Boa leitura!
Tabela de conteúdos
ToggleO que significa dia do lixo?
Dia do lixo é um termo utilizado para se referir há um dia que você escolhe para poder sair da sua dieta ou plano alimentar.
Assim, durante o dia todo, neste dia escolhido, você pode comer tudo o que considerar interessante e gostoso, sem precisar estar dentro da dieta.
Portanto, aqui você terá a chance de sair da sua dieta e comer os alimentos que desejar, na quantidade que desejar, não importa a qualidade deles e nem as calorias.
Mas, será que isso faz, realmente, sentido?
4 Motivos para não fazer a dia do lixo
Agora que você entendeu o que é o dia do lixo e porque não deve fazer, vamos se atentar a algumas particularidades essenciais que ter esse dia para comer exageradamente pode acontecer com você:
#1 – A interpretação da alimentação é errada:
Quando você decide ter o dia do lixo, você está construindo uma relação totalmente errada com a comida.
O termo “lixo”, passa a sensação de que certos itens são “porcarias” e não devem ser consumidos de maneira nenhuma por você.
Naturalmente, esse pensamento leva a relação com a comida de que existem itens proibidos ou vilões para sua vida saudável.
Tudo que é proibido se torna, sempre, mais atraente e você, claro, irá levar isso para a comida, o problema é que será ao extremo.
No fim, você considerará que a dieta é sempre um momento de muita dificuldade, um esforço que você precisa de resultado logo, pois, é penoso para lidar.
Tudo isso vai te impedir de tornar esse processo de reeducação alimentar uma maneira de ser uma pessoa mais saudável e não conseguir lidar com a situação no longo prazo.
#2 – Dá para pausar a dieta sem tornar ela o “dia do lixo”:
Pausas na dieta, de maneira geral, são realmente necessárias para que o seu processo de reeducação alimentar se mantenha.
Além disso, essa é uma ótima maneira de você conseguir combater o que é chamado de “efeito platô”.
Com a ajuda de um nutricionista, após você perder uma boa quantia de quilos, dependendo do seu objetivo, é comum que o seu corpo diminua o gasto calórico. Portanto, você vai começar a diminuir a perda de peso.
Para evitar essa situação, o seu nutricionista irá pedir que você aumente a sua ingestão calórica e depois, você diminuirá novamente.
O objetivo é que o seu metabolismo continue acelerado, mesmo que diminua o consumo de alimentos, gerando a perda de peso que tanto deseja.
Essa é uma ótima opção de você comer alimentos que goste e não aumentar o seu peso, além de conseguir manter a sua reeducação alimentar mais facilmente no longo prazo.
#3 – Retarda o seu objetivo final:
Mesmo que você siga toda a sua dieta durante a semana, tirar um dia para poder comer tudo o que deseja, exagerando nas calorias, causará prejuízo ao seu objetivo final, que é emagrecer e se manter saudável.
É muito provável que, as conquistas que você conseguiu durante uma semana, irá perder em um período de 24 horas.
Ou seja, após ter se esforçado tanto, devido ao dia do lixo você precisará recomeçar todo o processo, fazer novamente as adaptações.
O início do processo é um dos mais difíceis. Imagina só você ter que fazer isso dezenas de vezes, pois, sempre tem o seu dia de lixo?
#4 – Você pode ter problemas de saúde, sérios:
Por fim, a expectativa pelo “dia do lixo” pode gerar em você ansiedade além do pico de insulina, gerado pela grande quantidade de alimentos calóricos que consumiu.
Muitas vezes, esse aumento de insulina causa apenas mais fome em você, o que pode gerar a compulsão alimentar, um problema sério de saúde.
Claro, além de tudo isso, você ainda terá problemas com o efeito sanfona, causado por dietas impossíveis de serem mantidas, gerando frustrações.
Há estratégias que ensino na minha consulta para que você possa ter esses momentos mais “livres”, sem realmente sair do plano nutricional que montamos, e não precisar do “dia do lixo”.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!