Dietas da moda são uma das principais preocupações quando o assunto é saúde e nutrição.
Com restrições calóricas extremas e estratégias nutricionais que prometem resultados rápidos, essas dietas podem trazer graves consequências à saúde e até mesmo levar à morte.
Entender isso e quais cuidados você deve ter é fundamental para que alcance realmente o corpo que deseja, sem precisar passar pelo efeito sanfona.
Portanto, se lhe interessa saber melhor os problemas que podem causar as dietas da moda, leia esse post até o final.
Tabela de conteúdos
ToggleO que são dietas da moda?
Dietas da moda são dietas que se popularizaram rapidamente por meio de influenciadores, onde são prometidos resultados rápidos e milagrosos.
Porém, muitas vezes, as dietas da moda são extremamente restritivas e não levam em consideração as suas necessidades individuais.
O perigo da dieta da moda
Um exemplo de dietas da moda é a low-carb ou dieta com baixo teor de carboidratos (já falei sobre isso neste post aqui).
Apesar de haver estudos que mostram benefícios, mesmo quando feita incorretamente, ela pode trazer diversos prejuízos à saúde como perda de massa muscular.
Uma pesquisa desenvolvida pela prestigiada revista Lancet Public Health, apontou que ingerir carboidrato, moderadamente, é essencial para quem quer uma expectativa de vida longa.
A dieta da Proteína, pode ser entendida como um problema, pois, apesar de ajudar você a perder o peso, ela é feita com um índice de gordura altíssimo, o que ajuda a desenvolver doenças cardiovasculares.
É justamente isso que as dietas da moda fazem, contribuem para a perda de peso no curto prazo, mas, no longo prazo acarreta grandes problemas de saúde, por isso o resultado do emagrecimento nunca se mantém no longo prazo.
Quais são as desvantagens das dietas da moda?
As dietas da moda são sempre dicas de alimentação restritivas a um ou vários tipos de nutrientes, essenciais para o corpo.
Além de não terem equilíbrio nutricional, elas apresentam diversas desvantagens, entre eles, temos:
- Diminui o rendimento físico;
- São ricas em gorduras;
- Sobrecarga do organismo;
- Deficiência de diversos nutrientes;
- Desmaios;
- Problemas cardíacos;
- Baixo índice de energia;
- Geram o efeito sanfona no corpo;
- Desidratação, etc.
Ou seja, ao invés de você emagrecer e ficar saudável, tem outros problemas.
Isso acontece porque a ideia não é te deixar você em boa forma e saudável, afinal, isso é função de uma boa reeducação alimentar, o foco é fazer você emagrecer de maneira passageira.
A sua alimentação está sempre fora do padrão e, quando você decide voltar a uma vida normal, começa a comer alimentos que precisa, mas, que naturalmente vai te fazer aumentar de peso.
Nutrição personalizada é essencial para a sua saúde
A nutrição personalizada é a melhor escolha para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, afinal de contas, a melhor dieta para você é aquela que tem seu nome!
Ao invés de pensar em não comer um tipo de gordura ou de carboidrato, aqui você pode determinar a proporção correta a ser consumida para poder emagrecer.
Por isso, é fundamental que você consulte um nutricionista para que suas necessidades sejam identificadas e o plano alimentar seja montado com base nelas.
Um profissional capacitado poderá avaliar sua rotina, hábitos alimentares, objetivos e histórico de saúde para desenvolver um plano alimentar adequado às suas necessidades.
Além disso, a alimentação correta pode te ajudar a melhorar a autoestima, ter mais disposição e se reeducar quando falamos comida.
Não se deixe levar por dietas da moda que prometem resultados rápidos e milagrosos.
Lembre-se de que a nutrição é uma ciência que deve ser levada a sério, e que qualquer mudança radical em sua alimentação pode trazer consequências graves à saúde.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!