A nutrição tem desempenhado um papel vital na manutenção da saúde e bem-estar humanos. Ao longo dos avanços do século XXI, há uma crescente conscientização sobre a necessidade de adotar práticas nutricionais que sejam respaldadas por pesquisas científicas rigorosas. Esta abordagem, conhecida como “nutrição baseada em evidências“, tem ganhado destaque no cenário global.
Mas, qual é a verdadeira importância dessa abordagem para a saúde das pessoas? Ao longo deste artigo, você poderá entender essa relevância, bem como os impactos da falta de evidências e da difusão de informações incorretas.
Acompanhe a leitura sobre a nutrição baseada em evidências!
Tabela de conteúdos
ToggleOs perigos da desinformação nutricional
No mundo digital, o acesso à informação é rápido, prático e está cada vez disponível para mais pessoas. Do mesmo modo, a desinformação e as chamadas “fake news”, ou notícias falsas, para a tradução em português, também chegam com facilidade.
Por isso, há uma série de informações sobre nutrição disponíveis para o público em geral. Desde blogs e influenciadores até recomendações passadas de geração em geração. No entanto, muitas dessas informações não possuem embasamento científico sólido.
Provas disso derivam de um estudo com 2.318 alunos de graduação na Stellenbosch University, que concluiu que 33% dos estudantes seguiam influenciadores que postam informações nutricionais.
Outro dado relevante desta pesquisa é que cerca de 77% dos entrevistados disseram ter dificuldade de garantir a veracidade ou identificar a fonte das informações divulgadas nas redes sociais.
Desse modo, o consumo baseado em informações incorretas pode levar a deficiências nutricionais pela falta de alimentação saudável, escolhas dietéticas prejudiciais e até mesmo a complicação da saúde ao longo prazo.
Benefícios da nutrição baseada em evidências
Quando se fala em nutrição baseada em evidências, refere-se a práticas nutricionais fundamentadas em pesquisas científicas rigorosas e revisadas por pares. Esta abordagem garante que as recomendações sejam atualizadas, seguras e eficazes.
Afinal, dietas baseadas em evidências são mais eficazes no alcance de resultados, além de ajudar a evitar possíveis doenças como obesidade e diabetes ou transtornos alimentares.
No mais, não basta apenas que as evidências existam; elas precisam ser traduzidas de forma eficaz para a prática clínica e para o público em geral. Organizações profissionais, como a Academy of Nutrition and Dietetics, têm desenvolvido diretrizes baseadas em evidências para orientar nutricionistas e outros profissionais de saúde na tomada de decisões.
Estas diretrizes ajudam a conectar a ponte entre a pesquisa e a prática, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Tudo isso reforça que a nutrição baseada em evidências é mais do que apenas uma tendência moderna; é uma necessidade emergente em um mundo repleto de desinformação.
Para manter a saúde e o bem-estar, é crucial que profissionais da saúde se baseiem em pesquisa nutricional e informações respaldadas por estudos comprados. Ademais, influenciadores e indivíduos que costumam falar sobre nutrição e dietas precisam ser responsáveis quanto à divulgação de informações acerca do assunto.
Afinal, adotar esta abordagem não só garante escolhas alimentares mais saudáveis, como também promove uma compreensão mais profunda da relação intrínseca entre alimentação e saúde e não é possível lidar com desinformação ao tratar desse vínculo.
Por isso, as recomendações de alimentação devem considerar todos os nutrientes essenciais em uma dieta balanceada e apropriada para cada caso.
Se você gostou desse conteúdo sobre nutrição baseada em evidências, não deixe de conferir mais no blog!
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!