O método mais preciso para saber o percentual de gordura é a dissecação de cadáver, mas acredito que você não vai querer esse método, não é? Até porque você nem saberia o resultado no final do processo.
Os métodos mais utilizados para calcular o percentual de gordura em consultório são a aferição das dobras cutâneas (usando o plicômetro, aquele equipamento em forma de pinça), ou a bioimpedância.
Esses são métodos duplamente indiretos. Ou seja, eles estimam a densidade corporal, para partir disso por meio de cálculos, estimar a composição corporal (saber o percentual de gordura).
Método por dobras cutâneas para saber o percentual de gordura
Consiste em pinçar com o plicômetro pontos anatômicos estabelecidos pelos estudos. Aferidas as dobras, pegamos esses resultados e usamos em fórmulas matemáticas para estimar a composição corporal.
Vantagens:
Baixo custo;
Portabilidade;
Fácil aplicabilidade;
O avaliado não precisa realizar nenhum protocolo para fazer a avaliação.
Desvantagens:
Depende da técnica do avaliador;
Deve utilizar o equipamento certo e a fórmula correta para cada paciente;
Em alguns públicos não é recomendado fazer a aferição.
Bioimpedância para saber o percentual de gordura
É um equipamento que parece uma balança que emite uma corrente elétrica, gerando informações para estimar a composição corporal.
Funciona pelo fato de que massa magra tem bastante água e minerais (com carga elétrica), assim a corrente elétrica quando passa por ela é facilitada a sua passagem. Mas, o tecido adiposo, tecido ósseo e espaços ocos são locais com pouca água em comparação a massa magra, o que dificulta a passagem dessa corrente.
Assim, a bioimpedância irá estimar os componentes corporais e calcular o percentual de gordura a partir de equações que são ajustadas para populações específicas respeitando sexo, etnia, massa corporal, altura, idade, nível de atividade física.
Vantagens:
Rapidez
Simples de realizar
Desvantagens:
Custo (bons equipamentos custam 5 dígitos, mas não quer dizer que quanto mais caro, melhor);
O estado de hidratação influência os resultados (ou seja, precisa fazer jejum 4h antes do teste; não consumir bebida alcóolica no dia do teste; evitar alimentos ricos em cafeína dois dias antes do teste; não fazer sauna no dia da avaliação; não realizar atividade física no dia do teste, urinar e evacuar antes do teste; não estar no período menstrual; se manter em uma posição deitada 5 a 10 minutos antes do teste). Muita coisa, né?
Muitos equipamentos não informam qual a equação está programada naquele equipamento, ou não é possível configurar equações no equipamento (aplicar uma equação errada nos resultados afetará a precisão dos resultados);
Eu, Matheus, devido ao maior número de variáveis que podem influenciar no resultado da avaliação corporal da bioimpedância, prefiro fazer uma boa avaliação por meio do método de dobras cutâneas.
Além disso, independente do atendimento ser presencial ou online, eu recomendo fortemente aos meus pacientes para tirarem fotos (com padronização de luz, ângulos e poses) antes e depois do acompanhamento.
Isso porque, convenhamos, você não vai utilizar o percentual de gordura para NADA na sua vida. E o que importa mais? Você ver esse percentual de gordura descer num papel, ou você VER seus resultados no espelho e fotos?
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!