Seja bem-vindo(a) ao meu Blog

LOGO TXT

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Esse é o melhor método para saber o percentual de gordura

O método mais preciso para saber o percentual de gordura é a dissecação de cadáver, mas acredito que você não vai querer esse método, não é? Até porque você nem saberia o resultado no final do processo.


Os métodos mais utilizados para calcular o percentual de gordura em consultório são a aferição das dobras cutâneas (usando o plicômetro, aquele equipamento em forma de pinça), ou a bioimpedância.


Esses são métodos duplamente indiretos. Ou seja, eles estimam a densidade corporal, para partir disso por meio de cálculos, estimar a composição corporal (saber o percentual de gordura).


Método por dobras cutâneas para saber o percentual de gordura


Consiste em pinçar com o plicômetro pontos anatômicos estabelecidos pelos estudos. Aferidas as dobras, pegamos esses resultados e usamos em fórmulas matemáticas para estimar a composição corporal.


Vantagens:

Baixo custo;

Portabilidade;

Fácil aplicabilidade;

O avaliado não precisa realizar nenhum protocolo para fazer a avaliação.


Desvantagens:

Depende da técnica do avaliador;

Deve utilizar o equipamento certo e a fórmula correta para cada paciente;

Em alguns públicos não é recomendado fazer a aferição.


Bioimpedância para saber o percentual de gordura


É um equipamento que parece uma balança que emite uma corrente elétrica, gerando informações para estimar a composição corporal.


Funciona pelo fato de que massa magra tem bastante água e minerais (com carga elétrica), assim a corrente elétrica quando passa por ela é facilitada a sua passagem. Mas, o tecido adiposo, tecido ósseo e espaços ocos são locais com pouca água em comparação a massa magra, o que dificulta a passagem dessa corrente.


Assim, a bioimpedância irá estimar os componentes corporais e calcular o percentual de gordura a partir de equações que são ajustadas para populações específicas respeitando sexo, etnia, massa corporal, altura, idade, nível de atividade física.


Vantagens:

Rapidez

Simples de realizar


Desvantagens:

Custo (bons equipamentos custam 5 dígitos, mas não quer dizer que quanto mais caro, melhor);

O estado de hidratação influência os resultados (ou seja, precisa fazer jejum 4h antes do teste; não consumir bebida alcóolica no dia do teste; evitar alimentos ricos em cafeína dois dias antes do teste; não fazer sauna no dia da avaliação; não realizar atividade física no dia do teste, urinar e evacuar antes do teste; não estar no período menstrual; se manter em uma posição deitada 5 a 10 minutos antes do teste). Muita coisa, né?

Muitos equipamentos não informam qual a equação está programada naquele equipamento, ou não é possível configurar equações no equipamento (aplicar uma equação errada nos resultados afetará a precisão dos resultados);


Eu, Matheus, devido ao maior número de variáveis que podem influenciar no resultado da avaliação corporal da bioimpedância, prefiro fazer uma boa avaliação por meio do método de dobras cutâneas.


Além disso, independente do atendimento ser presencial ou online, eu recomendo fortemente aos meus pacientes para tirarem fotos (com padronização de luz, ângulos e poses) antes e depois do acompanhamento.

Isso porque, convenhamos, você não vai utilizar o percentual de gordura para NADA na sua vida. E o que importa mais? Você ver esse percentual de gordura descer num papel, ou você VER seus resultados no espelho e fotos?

percentual de gordura
LOGO TXT BRANCO

Redes Sociais:

Agende o seu horário:

Onde nos encontrar?

© 2024 Matheus Medeiros. Todos os direitos reservados.

Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
Olá! Posso ajudar?