É bem provável que, ao ir para a academia você já ouviu, ou mesmo foi a pessoa que levava um shake pós-treino para tomar ao final dos exercícios físicos, mas, será mesmo que isso faz sentido?
Isso é o que iremos responder neste post. Leia ele até o final, pois tenho certeza que ele irá agregar demais aos seus treinamentos.
Vamos lá?
Tabela de conteúdos
ToggleO que é shake pós-treino?
O shake pós-treino são aquelas suplementações tomadas depois da atividade física (principalmente no treino de musculação), com o intuito de abastecer o corpo com proteínas de absorção rápida, gerando a recuperação do corpo.
A janela anabólica e a sua real importância
O shake pós-treino é tão conhecido porque surge a questão da janela anabólica, que é um conceito muito famoso nas academias.
O termo se trata do espaço de tempo em que o corpo “está” mais apto a converter os nutrientes que são consumidos a favor do músculo, facilitando a recuperação e o crescimento do tecido.
Porém, alguns especialistas estão realizando novas pesquisas para saber mais sobre o assunto.
Entretanto, a ciência não tem nada definitivo, isso mesmo, ainda ninguém conseguiu desenvolver uma pesquisa que, de fato, mostre se ela faz ou não sentido.
E isso, claro, está diretamente ligado ao shake pós-treino, afinal de contas, ele gera ou não resultado?
O que dizem as pesquisas sobre o Shake Pós-treino?
Uma pesquisa desenvolvida pelo Journal of Applied Physiology realizou uma análise do shake pós-treinos em pessoas com dois perfis diferentes, que são aquelas que já treinam com frequência e aquelas que estão começando agora.
O resultado foi que, em pessoas que já faziam o treinamento, o pico de sinalização de proteína no corpo foi de 4 horas e só retornou aos níveis normais 28 horas depois do treino.
Por outro lado, pessoas que não tinham o hábito de treinar, o pico aconteceu 16 horas depois do treino e voltou ao normal 48 horas.
Diante disso, fica claro que, pessoas que começam a fazer treinos, sem nunca terem feito ou estão voltando depois de muito tempo sem treinar, tendem a ganhar mais massa muscular em pouco tempo do que aquelas que vão à academia sempre se tomarem o shake pós-treino.
Portanto, ficar tomando o Whey Protein depois do treino não vai fazer muita diferença na sua vida.
Assim, quando você decide tomar Whey, pense que você está fazendo isso por ser mais prático na hora de ingerir proteínas no seu dia a dia e não, necessariamente, para ganhar massa muscular de forma mais rápida.
Shake Pós-treino: será mesmo que faz sentido?
Apesar de haver algumas informações mal definidas, o shake pós-treino é uma estratégia prática onde você utiliza para recuperar uma refeição, então, deve ser vista como uma quantia de calorias diárias.
O que mais importa, neste caso, é você consumir proteínas e, caso esteja interessado em obter resultados de hipertrofia, coloque carboidrato.
Apesar do Whey Protein ser a opção mais famosa, o leite ou o iogurte podem ser alternativas que você pode aproveitar também.
No final, Whey e creatina são as mais conhecidas e avaliadas pelos estudos, inclusive, muito se diz que a creatina pode ser melhor do que o Whey no pós-treino.
Para saber se vale mesmo a pena tomar Shake, busque a ajuda de um especialista, nutricionista. Será ele que vai indicar o que é mais adequado ao seu perfil e objetivos.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!