Muitas pessoas que começam a fazer exercícios físicos ouvem falar sobre tipos de whey protein e imediatamente se perguntam: “posso tomar? Qual escolher?”.
Com as amplas variedades que existem no mercado hoje em dia, escolher aquele que é mais satisfatório para o seu perfil é sempre um desafio.
Porém, antes de tomar a decisão de qual escolher, entenderemos quais são os tipos de whey protein e, quando, de fato faz sentido tomar.
Vamos lá?
Tabela de conteúdos
ToggleO que é o Whey Protein?
Whey Protein é um suplemento feito da proteína, que é retirada do soro do leite. Sua composição contém aminoácidos fundamentais para o corpo e são absorvidos de maneira rápida pelo organismo.
Para poder ser consumido, o Whey passa por todo um processo de industrialização, virando um pó.
Além disso, para torná-lo mais saboroso, alguns sabores são adicionados, como:
- Chocolate;
- Baunilha;
- Morango.
Quais são os tipos de Whey Protein que existem?
– Whey Protein Concentrado:
O Whey Protein Concentrado consegue oferecer em sua composição entre 70% a 80% de proteína.
Isso acontece porque neste processo o soro do leite não passa por tantos processos, somente por uma filtragem básica.
Assim, ele consegue conservar diversos componentes do leite, como:
- Minerais;
- Gordura do leite;
- Carboidratos.
No comércio, essa é a opção de Whey mais barata, pois, o teor proteico é menor que os demais que apresentarei aqui. O processo de absorção tende também a ser mais demorado.
Se você tem intolerância à lactose ou tem alergia ao leite, essa não é a melhor opção. Por outro lado, se você não se enquadra nestes requisitos, esse é o melhor tipo de Whey Protein.
– Whey Protein Isolado:
O segundo tipo de Whey Protein é o isolado, considerado o mais concentrado de todos, apresentando 90% de proteínas.
Além disso, aqui você terá acesso a uma proteína quase totalmente “pura”, pois, o processo de filtragem é mais rígido, tornando o produto com menos lactose, minerais, carboidrato e gordura.
No processamento, as moléculas são quebradas em pequenas partículas, tornando a absorção do corpo mais rápida.
Assim, sua recomendação de uso é:
- Quando você acorda;
- Ao final da prática dos exercícios físicos.
Depois de ser consumido, os músculos passam a receber a nutrição em um período de 40 minutos.
Esse tipo de Whey consegue isolar os carboidratos, gorduras e lactose, o que faz com que ele seja uma ótima sugestão para pessoas que têm sensibilidade ao açúcar localizado no leite.
– Whey Protein Hidrolisado:
Por fim, temos o Whey Protein Hidrolisado, que contém 95% de proteína em sua composição e com a absorção mais rápida no organismo.
O seu nome, hidrolisado, vem do processo em que é submetido o whey, chamado de hidrólise, onde são quebradas as moléculas em partículas bem pequenas, o que faz com que a ingestão seja fácil e rápida.
Essa é também uma opção para pessoas intolerantes à lactose e ao açúcar que está presente no leite.
Além disso, essa é uma alternativa interessante para quem precisa recuperar os músculos de forma rápida depois do treino, além de oferecer novas propriedades.
Por ser mais eficiente e conter a maior quantidade de proteína, o seu preço de mercado também é alto.
Qual entre os tipos de Whey Protein escolher?
Entre os tipos de Whey Protein, o melhor é aquele que se encaixa perfeitamente no seu perfil, por isso, chutar qual seria a melhor opção é um grande erro.
Cada um possui características específicas e irão lhe beneficiar conforme as suas necessidades, metabolismo e objetivos.
Assim, para escolher a melhor opção comece avaliando as suas necessidades, em seguida busque um especialista, um nutricionista que pode lhe ajudar.
Normalmente, é feita uma avaliação da sua saúde, metas que desejam conquistar e o que realmente precisa.
Por fim, ele vai te recomendar o produto que seja mais adequado a você.
O ideal é evitar tomar Whey Protein por conta própria, pois, o resultado que busca pode nunca chegar, pois, cada pessoa tem suas particularidades e, se deu certo para o seu amigo, não significa que funciona para você.
Você quer emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável, mas sente que precisa abrir mão de tudo o que gosta de comer para chegar a esse nível? Eu tenho uma boa notícia para você: é possível alcançar seus objetivos comendo o que gosta!
Na minha sessão avaliativa gratuita de 30 minutos, vou te ensinar a fazer escolhas inteligentes na sua alimentação, para que você possa comer os alimentos que realmente gosta e ainda assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes, as pessoas acham que precisam seguir dietas restritivas e monótonas para emagrecer ou ganhar músculos. Mas a verdade é que isso é insustentável a longo prazo e pode até prejudicar a sua saúde.
Com a minha abordagem, você vai aprender a incluir alimentos gostosos e saudáveis na sua rotina, sem precisar abrir mão do que gosta. Vamos encontrar maneiras de equilibrar a sua alimentação, para que você possa ter o melhor dos dois mundos: uma alimentação saborosa e nutritiva.
Além disso, na sessão avaliativa gratuita, vamos analisar o seu caso de forma individualizada e personalizada, para que possamos identificar as melhores estratégias para você alcançar seus objetivos. Vamos traçar um plano de ação que seja compatível com a sua rotina e que leve em conta as suas preferências alimentares.
Não perca mais tempo seguindo dietas restritivas e desanimadoras. Venha aprender a comer o que gosta de forma saudável e equilibrada, e alcançar seus objetivos de forma sustentável e prazerosa. Clique aqui e agende já sua sessão avaliativa gratuita de 30 minutos!